abr 24

Pesquisa da Estuário TI percorre palestras internacionais

CTO da empresa, Rafael Silva, apresenta em diversos países palestra sobre abuso de funcionalidade de roteadores Cisco. Ação permite  coleta de dados em massa

Funcionalidade é encontrada em roteadores Cisco

Funcionalidade é encontrada em roteadores Cisco

Uma pesquisa desenvolvida pelo CTO da EstuárioTI, Rafael Silva, revelou que a partir de uma funcionalidade encontrada em roteadores Cisco, é possível capturar, analisar e exportar os dados que trafegam na rede. O estudo “µMIMOSAWRITERROUTER – Abusing EPC on Cisco Router to collect data”, realizado em parceria com o pesquisador Joaquim Espinhara, vai ser apresentando em conferências de Tecnologia e Segurança de quatro países até o fim de maio.

A apresentação da primeira versão de MIMOSA foi feita entre os dias 16 e 17 deste mês, durante a Infiltrate Conference, em Miami (USA), promovida pela Immunity. No envento, Rafael explicou que o trabalho resultou na criação de um framework, MIMOSA, que pode ser um bom aliado para detectar ameaças e fazer testes de intrusão em roteadores Cisco, em ambientes controlados.

“MIMOSA é capaz de capturar e exportar pacotes de dados, identificar informações sensíveis como credenciais de acesso, cartões de crédito e e-mails, além de ameaças na rede como worms, malwares, phishings, sites maliciosos e botnets“, explica Silva. De acordo com ele, o framework é funcional para serviços de threat intelligence, para identificar informações sensíveis e até fazer teste de intrusão (pentest).

A próxima palestra será na Confidence Conference, na Cracóvia (Polônia), que será realizada nos dias 25 e 26 de maio. No dia 28, MIMOSA será apresentada na You Shot The Sheriff Conference, em Sao Paulo. Em seguida, o trabalho será exposto na Hack In The Box, em Amsterdam (Holanda), que ocorre entre os dias 26 e 29 de maio.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*