jun 20

O importante é empreender!

 

Primeiro quero começar este texto agradecendo meu sócio Rafael Silva pelo incentivo e a oportunidade dada de fazê-lo, quando ele me pediu para começar a escrever no blog, fiquei muito feliz mas também meio preocupado, pois sempre tive dificuldades para me expressar e principalmente colocar meus pensamentos no papel, isso me fez lembrar um professor meu da época da universidade chamado Hugo, da cadeira de Teoria da Administração 2, uma vez ele me disse: “Felipe eu sei que você sabe do assunto…mas você não sabe colocar no papel” isso para mim foi um grande estímulo para tentar ler e escrever mais.

Certo  dia conversando com meu pai ele me contou que “dinheiro não é problema, é solução“. É claro que tais palavras, vindas dele, me deixaram meio desconfiado. Só depois entendi o que ele queria dizer. O que é uma empresa senão a solução de um problema? Uma empresa só existe se, em algum lugar, houver um problema a ser resolvido. Pode ser entregar energia às casas das pessoas, transportar pessoas pelo ar, ou até criar um forum sobre segurança da informação. Se há um problema, em algum lugar, há alguém interessado em pagar para ele ser resolvido. Alguém sempre paga a conta, seja o cliente diretamente, ou terceiros como em casos de publicidade e patrocínios.

O Melhor de tudo isso é que ainda há um tipo muito especial de pessoa, e parece que aqui no Brasil isso está crescendo bastante, são os chamados investidores, aqueles que possuem os recursos que faltam a você. Um investidor é um cara que fica feliz em abrir a carteira e colocar dinheiro na sua mão, se você conseguir provar para ele que resolverá um belo problema com esses recursos e devolver mais dinheiro na mão dele no futuro. Ele fornecerá o capital de que você precisa.

Tudo isso, é para dizer que falta de dinheiro não impede ninguém de ser empreendedor. Nós mesmo da EstuárioTI somos prova disso, começamos com irrisórias quantias no cofre e com muito trabalho e determinação estamos buscando nosso lugar no mercado. Você pode começar pequeno e ir juntando um pé de meia, pode buscar dinheiro arranjando um sócio, um investidor ou até um fundo de investimento. Se a idéia for boa, em algum lugar, alguém pagará por ela.

Vemos diariamente histórias de empresas em que ninguém acreditava muito, mas provaram-se verdadeiras máquinas de ganhar dinheiro. Ninguém sabia como o Google, o Facebook e agora o Instagram ganhariam dinheiro quando eles surgiram, mas o fato é que essas empresas ocuparam um papel no mercado, e investidores, patrocinadores e parceiros ficaram felizes (e muuuuito) em colocar dinheiro neles. Na minha opnião se você escolhe um setor porque vê que pode ganhar dinheiro nele de alguma forma, vá em frente! Mas se escolhe porque ouviu falar que era bom investir, cuidado. Novamente, a história está repleta de “bolhas”, em que as pessoas investiram demais em uma área para depois descobrirem que todo mundo teve a mesma idéia.

Por Felipe Maciel

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*